Nesta quinta-feira, dia 13 de janeiro, integrantes da assembleia e do Conselho de Representantes do Fórum da MesoMercosul (Mesorregião Grande Fronteira Mercosul) tiveram audiência com o Vice-Governador Beto Grill e a equipe técnica do Programa de Combate às Desigualdades Regionais, debatendo o tema das desigualdades intra e inter-regionais no Estado do Rio Grande do Sul.
Mais de 20 representantes da porção gaúcha da MesoMercosul (Coredes, Associações de Municípios, Comitês de Hodrobacias, Territórios de Cidadania, Regiões Funcionais de Planejamento, Universidades, etc.) participaram da audiência com o Vice-Governador e seu Gabinete, debatendo alternativas para o combate às desigualdades regionais no Estado.
O Presidente do Fórum da MesoMercosul, Professor Sérgio Luís Allebrandt, enfatizou a importância da decisão do novo governo gaúcho em priorizar a discussão sobre as desigualdades regionais, ao alocar tal temática na Vice-Governadoria do Estado. destacou a expectativa da região norte do estado de que se construa efetivamente uma política de Estado para o combate das desigualdades, estejam elas onde estiverem, uma vez que as desigualdades não são privilégio de apenas uma ou outra região gaúcha. Enfatizou ainda a necessidade do apoio do Governo do Estado, em especial do Vice-Governador, no estabelecimento de relações de sinergia com o Ministério da Integração Nacional, cujo novo ministro é do mesmo partido político do Vice-Governador, garantindo a continuidade da política de âmbito federal PROMESO, voltada às mesorregiões diferenciadas. Diversos representantes de Coredes e Administrações Municipais chamaram atenção para a necessidade de políticas voltadas ao desenvolvimento da região norte do Estado, cujos indicadores sócio-econômicos, em alguns casos, são piores que os indicadores típicos da Metade Sul do Estado ou da região Nordeste do Brasil.
O Vice-Governador enfatizou que o governo gaúcho tem clareza da necessidade de implementar políticas que busquem um maior equilíbrio intra e inter-regional em todo o Estado. Destacou que a equipe técnica do Programa de combate às Desigualdades está realizando estudos e que as reuniões agendadas com as diferentes regiões constituem em canais e debate e de construção coletiva de propostas de ação, e que o prazo para iniciar a implantação dessas ações é março de 2011, após a realização de um Seminário Estadual para a deliberação final sobre as diretrizes do Programa.
Foram entregues à equipe técnica e ao Vice-Governador cópia do Plano Estratégico da MesoMercosul e dos Planos Estratégicos do 12 Coredes que integram a porção gaúcha da MesoMercosul.