Catadores de Ijuí recebem incentivo para participar do Brasil Alfabetizado

Desde outubro do ano passado a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e a Itecsol/Unijuí promovem o programa Reviva, com intuito de incentivar a mudança de comportamento social, a defesa do meio ambiente e a geração de trabalho e renda para os catadores de materiais recicláveis da cidade.

Seguindo essa lógica, representantes de diversas Secretarias e Coordenadorias municipais se reúnem quinzenalmente para aprimorarem e qualificarem as atividades junto aos catadores.

Atualmente, visando promover a cidadania e o reconhecimento social, o programa Reviva com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Smed) está organizando e divulgando entre os catadores o programa Brasil Alfabetizado.

Na semana passada, o coordenador pedagógico, Paulo Barcellos, e a responsável pelo programa em Ijuí, Sonia dos Santos Sakis, que já estiveram no bairro Colonial fazendo a divulgação do Brasil Alfabetizado, participaram de uma reunião com os catadores do bairro Pindorama para esclarecer ao grupo o que é o programa e os requisitos para a inscrição.

Segundo Paulo “os catadores de materiais recicláveis devem ter clara a importância de estudar e saber ler e escrever, para seu crescimento pessoal e também para aprimorar o gerenciamento de venda dos materiais coletados e, consequentemente, obterem maior renda”.

O coordenador e a responsável pelo programa também estarão presentes nas reuniões realizadas em diversos bairros do município para divulgar o programa do Governo Federal.

As inscrições para o projeto estão abertas para os interessados e as aulas devem ser iniciadas no começo de setembro com três encontros semanais. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, localizada na rua Benjamin Constant, nº 116 ou pelo telefone 3331-8259.

GSC Unijuí