Instituto do Coração do HCI deve aumentar a área de abrangência pelo SUS

Segundo o delegado adjunto da 15ª CRS, Ademar Rodeni da Rosa Barcellos, um dos argumentos dos municípios para a mudança é a distância, onde citou o exemplo de Coronel Bicaco, que fica a 200 quilômetros de Passo Fundo e apenas 70 de Ijuí.

Para a reunião do Corege, os consultores de mercado do Hospital de Caridade Na quarta-feira, dia 28 de julho, no plenário da Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões, o Conselho de Gestão Regional-Cogere, que reúne os secretários de saúde dos 26 municípios da área de atuação da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde, estiveram reunidos para discutir mudanças na referência de atendimento na cardiologia. Pelo mapa de regionalização da Secretaria Estadual da Saúde, atualmente estes municípios encaminham pacientes para Passo Fundo.

de Ijuí (HCI), Vicente Alves e Márcio Costa, agendaram a participação do médico cardiologista Leonardo Zanatta, um dos responsáveis pelo serviço de hemodinâmica do Incor. Durante uma hora, o hemodinamicista pode tirar as dúvidas dos secretários referente ao atendimento prestado no Instituto do Coração.

Zanatta destacou que o tempo conta muito na hora de salvar uma vida e que o HCI tem condições de atender bem esta região, pois conta com um plantão 24 horas e ainda com uma UTI Coronariana. O CDRow apresentado na reunião mostrou que a meta traçada há cinco anos de garantir um serviço de cardiologia de primeiro mundo é sem dúvidas a maior conquista da instituição neste ano, onde acontece consultas, exames, as mais complexas cirurgias do coração, cateterismo, angioplastia e ainda trata de doenças neurológicas e vasculares.

Outro diferencial do Instituto do Coração é a cobertura, já que atende os principais convênios, como  IPE Saúde, Fusex, HCI Saúde e a partir deste ano, pelo Sistema Único de Saúde-SUS, que torna o novo serviço de alta complexidade em uma referência para 89 municípios, com uma população estimada em mais de 1 milhão de pessoas da macrorregião missioneira, com municípios como Tenente Portela, Três Passos, Três de Maio, Horizontina, Tucunduva, Porto Mauá, Santo Cristo, Santa Rosa, Gírua, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, São Borja, Ijuí, Panambi,Cruz Alta e Ibirubá.  Entre os 26 municípios da área de abrangência da 15ª CRS estão Palmeira das Missões, Ronda Alta, Sarandi, Constantina, Braga, Miraguaí, Redentora e Coronel Bicaco.

GSC Unijuí