Legislativo de Santo Ângelo recebe representantes do COMDEF e DEMAN

Nesta semana, a Câmara de Vereadores de Santo Ângelo recebeu no espaço destinado às entidades a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência - COMDEF, senhora Janira Mânica, que ressaltou a necessidade da adequação das políticas públicas voltadas aos portadores de necessidades especiais a fim de promover a igualdade e acesso a todos nos mais diversos níveis da sociedade. Salientou que a cada 100 pessoas no Brasil, 15 tem algum tipo de deficiência, seja física, intelectual, visual, auditiva ou múltipla, ressaltou ainda, que a grande preocupação dos pais e amigos dos portadores de deficiência intelectual é a política nacional em terminar com as escolas especiais e inserir essas pessoas em escolas regulares. Segundo Janira Mânica, essa inclusão radical nega o direito do cidadão ser diferente, e que nas escolas especiais os portadores de deficiência são atendidos por sua idade mental e nas escolas públicas regulares pela idade cronológica, dessa forma, dificultando o desenvolvimento do portador. Após seu pronunciamento, Janira respondeu a perguntas dos vereadores.

Dando início a sessão ordinária desta segunda-feira, 23, o Legislativo apreciou o Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal que dá denominação às Ruas do Loteamento 300 anos em homenagem às famílias dos senhores Jorge Logemann, Hugo Fridelino Muller e Irmã Hermínia Scramm Ely cujos descendentes estão envolvidos diretamente com a criação do Bairro 300 anos. Neste projeto, que foi aprovado por unanimidade, também dá a denominação de Rua dos Metalúrgicos estendendo as homenagens a todos os Metalúrgicos desde os anos de 1900 que já surgiram em nosso município.

Outro Projeto de Lei aprovado por unanimidade, este de autoria do vereador André Marques – PDT, inclui a Cavalgada dos Oficiais de Justiça, como atividade permanente no calendário oficial de Santo Ângelo, que acontecerá sempre no mês de outubro de todos os anos.

Já o vereador Gilberto Corazza – PT apresentou requerimento, que após analisado e debatido foi aprovado por unanimidade para que seja encaminhado ofício a Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN solicitando a recuperação do asfalto junto a Rua Antunes Ribas, já que os buracos são relativos a reparos na rede de água.

Ainda durante a sessão ordinária desta semana, a Câmara de Vereadores recebeu a visita do representante do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Antonio Cardoso, para esclarecer o funcionamento da Estação de Tratamento de Água Índia Lindóia. Cardoso explicou aos presentes que a Estação de Tratamento Índia Lindóia é a mais moderna do Estado, ocupa 3 hectares de área e opera em sua totalidade em torno de 30% de sua capacidade, esse número devido a existência de poucas ligações à rede coletora.

Antonio Cardoso ressaltou que a estação está pronta e em pleno funcionamento, porém, falta matéria para produzir, devido a algumas interligações clandestinas e outras feitas sem orientação, por isso, o sistema encontra dificuldades de funcionamento. Destacou ainda, a necessidade de promover uma campanha de conscientização quanto ao lixo depositado em pias e vasos sanitários que acabam causando o entupimento do sistema de filtro.

Encerrando os trabalhos desta segunda-feira, o vereador Fernando Diel - DEM apresentou um requerimento verbal, aprovado por unanimidade, para a realização de Sessão Solene alusiva a Semana Farroupilha no CTG 20 de Setembro, no dia 15 de setembro às 20 horas.

E nesta semana ocorrerá no plenário da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, Audiência Pública visando discutir sugestões à minuta de contrato apresentado pela Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN, para prestação de serviços para os próximos 25 anos em nosso Município. A Audiência está marcada para quinta-feira, 26, às 19 horas no plenário da Câmara de Vereadores e é esperada a presença da população santo-angelense para esse debate.

GSC Unijuí