Entidades discutem monitoramento eletrônico em Ijuí

Em uma reunião realizada na prefeitura na manhã de sexta-feira (20), entidades debateram a instalação de câmeras de segurança em diversos pontos da cidade. O monitoramento eletrônico é uma reivindicação da comunidade, votada na Consulta Popular de 2006. A iniciativa objetiva diminuir ocorrências de delitos no município.

O comandante da Brigada Militar de Ijuí, major Claiton Portilho, relatou ao prefeito Fioravante Ballin e às entidades presentes, que o Departamento de Informática da Brigada Militar do Rio Grande do Sul entrou em contato para informar que o governo Estadual irá assinar a liberação do recurso proveniente da Consulta Popular. O valor da verba é de R$ 250 mil.

Segundo o major, oito câmeras devem ser instaladas em diversos pontos da cidade. Já foi realizada uma indicação prévia dos locais onde os aparelhos devem ser instalados, contudo um projeto será estruturado para atender as especificidades técnicas da implantação do sistema. Claiton destacou que o sistema de georreferenciamento, utilizado para identificar áreas com grande incidência de delitos e o número de crimes no município, será um dos métodos usados para a definição dos locais onde as câmeras serão instaladas.

GSC Unijuí