O Fórum para definição do Plano Plurianual do Estado do Rio Grande do Sul, envolvendo a região funcional 7, aconteceu no dia 31 de março, última terça-feira. Entre as propostas e objetivos regionais, destacamos a presença dos Coredes Noroeste Colonial, Celeiro, Fronteira Noroeste e Missões. Ambos apresentaram propostas para o desenvolvimento da região.
Entre os aspectos preliminares apresentados, a participação social na gestão pública é destaque importante nos 24 anos de existência dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento. Ela faz parte da participação da sociedade na definição das políticas públicas e na elaboração dos instrumentos de planejamento estadual e também federal. Na mesma linha, as consultas populares tem tido papel essencial e educativo para a cidadania.
Os Coredes chamam a atenção das autoridades para a necessidade de analisar um novo recorte na definição regional. Como exemplo, o PIB leste do estado representa 80% do tal, enquanto o oeste representa 20%. Assim, a região funcional 7 entende como urgente a elaboração de política pública específica para a região. Há também a proposta de que o Traçado da Ferrosul passe pelo oeste do RS em função de sua importância logística de transporte, sendo um setor que corresponde a 60% do PIB agrícola estadual.Aspectos
Itens como a Ponte Internacional entre Brasil e Argentina, Política Nacional de Desenvolvimento Regional, Revisão do Pacto Federativo e Reforma Política também foram pautados e representam grande importância no que diz respeito aos avanços sociais do estado.