Até o dia 29 deste mês a Câmara de Vereadores de Ijuí estará recebendo indicações de mulheres, por parte de entidades, para concorrer ao Trofeu Mulher Cidadã, que visa presentear mulheres que desempenham um papel social diferenciado na sociedade em que vivem.
O troféu Mulher Cidadã foi criado em 2004 por iniciativa da vereadora Helena Stumm Marder, e acontece anualmente sob as normas estabelecidas pela Resolução 821 de março de 2004. O principal objetivo da iniciativa é de destacar a contribuição da mulher ijuiense em prol do desenvolvimento social e econômico de Ijuí.
Até o momento mais de 30 mulheres foram agraciadas com o troféu, e, neste ano, foram enviados convites a centenas de entidades, as quais podem indicar uma representante para concorrer ao título, que será avaliado pelo conjunto de parlamentares.
De acordo com Helena Stumm Marder os vereadores decidem as ganhadoras pelo histórico de vida que as mulheres têm: “Às vezes são mulheres que não divulgam, que não querem aplausos, mas sim trabalhar em prol da comunidade, seja na área da saúde, educação, na área social, anonimato ou voluntariado”.