Um relatório do Monitor Global da Educação e do Instituto Internacional para o Planejamento Educacional da UNESCO mostra que o número de estudantes universitários no mundo dobrou de 100 milhões para 207 milhões entre 2000 e 2014.
Os governos possuem dificuldades para atender a crescente demanda e resolver as amplas disparidades de acesso, com o alto custo da educação superior.
O novo relatório, “Seis formas de garantir a educação superior sem deixar ninguém para trás”, estabelece uma série de medidas para tornar o ensino superior mais equitativo e acessível, de forma a garantir que os pagamentos não superem 15% da renda mensal do estudante.
O documento faz seis recomendações para que o ensino superior tenha maior equidade e seja acessível a todos: garantir que aqueles que recebem ajuda sejam os que mais precisam; garantir equidade e acesso em diretrizes regulatórias; estabelecer agências nacionais para garantir oportunidades iguais; usar diferentes critérios de admissão para responder a diferentes necessidades; estabelecer uma agência para coordenar diferentes formas de apoio estudantil, tais como empréstimos e bolsas; e limitar o gasto dos estudantes a 15% da renda anual.
Notícia completa em: https://nacoesunidas.org/numero-de-universitarios-dobrou-no-mundo-entre-2000-e-2014-diz-unesco/