Nesta terça-feira, 03 de abril, tiveram início as atividades anuais do Conselho Regional de Desenvolvimento Noroeste Colonial (Corede-Norc). A primeira Assembleia Regional do ano foi sediada pelo Centro de Eventos da Unijuí, em Ijuí. Na pauta do encontro, estiveram a prestação de contas da gestão anterior, a eleição da Diretoria Executiva para o período 2018-2020 e a abertura do Processo da Consulta Popular 2018-2019.
Foram eleitos por unanimidade, como Presidente, Nelson José Thesing, como 1º e 2º Vice-Presidentes, Daniel Hinnah e Fioravante Batista Ballin, como Secretário, André Stochero, e como Tesoureira, Sandra Puhl dos Santos. Para a abertura do Processo da Consulta Popular, foram apresentadas as diretrizes do processo, além dos projetos definidos como prioritários no Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional. Houve ainda a escolha da Comissão Regional que deve coordenar o processo, composta por três representantes da sociedade civil, três de órgãos públicos e três do próprio Corede.
As etapas de participação da sociedade na Consulta Popular seguem as mesmas: Assembleia Pública regional inicial, Assembleias Municipais ou Microrregionais, Assembleia Regional Ampliada, Votação, Assembleia Regional de Consolidação dos Projetos Eleitos e Avaliação do Processo, respectivamente. Diante da necessidade de inclusão de projetos no Programa Estratégico de Desenvolvimento (PED), a assembleia decidiu realizar nos próximos dias, no mês de abril, antes das assembleias municipais, reuniões setoriais para verificar se há a intenção de inclusão de novos projetos, definindo as demandas mais urgentes.
Neste ano, o Estado colocou à disposição dos 28 Coredes R$ 80 milhões, dos quais R$ 1.458.391,46 foram destinados ao Corede-Norc. O processo de votação da Consulta Popular 2018 será realizado nos dias 26, 27 e 28 de junho, somente por meio eletrônico. Podem votar os cidadãos que possuírem título de eleitor, pelo site www.consultapopular.rs.gov.br, pelo aplicativo Consulta Popular, que pode ser baixado no celular ou tablet, ou por mensagem de texto (SMS). É possível votar apenas uma vez, e em um único projeto. A divulgação dos resultados está prevista para o mês de julho.
Fonte: Portal Corede-Norc/Portal GSC
Foto: Daiana Dal Ros