Desde o começo de maio, diversas ações estão sendo realizadas no município de Ijuí, devido ao Maio Amarelo. As atividades incluem exposição de banners e distribuição de material informativo, oficinas educativas para crianças, Escolinha de Trânsito, esclarecimento de dúvidas sobre alterações no Código de Trânsito Brasileiro, blitz educativas na Praça da República e panfletagem em escolas da cidade.
As ações são organizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito, por meio da Coordenadoria de Trânsito, em parceria com outras entidades, entre elas Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brigada Militar, Centros de Formação de Condutores (CFCs), Defesa Civil, Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT).
O coordenador de trânsito de Ijuí, Vilmar José Mior, ressalta, no entanto, que as atividades de conscientização no município não são promovidas somente durante o mês de maio. “Na realidade nós temos várias ações que são feitas a nível de município, juntamente com o estado e a União. Na Coordenadoria de Trânsito, por exemplo, nós temos um trabalho efetivo com a Escolinha de Trânsito. Então a nossa campanha é uma campanha anual. Não é de um mês ou um dia. Nós trabalhamos o ano todo sobre educação para o trânsito”, garante ele.
No Rio Grande do Sul, somente em 2018, foram 1.670 vítimas fatais em acidentes no trânsito, o que representa mais de 14 mortes a cada 100 mil habitantes. Mior afirma que em Ijuí o número de acidentes está em um patamar aceitável, “mas nós ainda queremos baixar muito esse índice, pois sabemos que cada acidente acaba tirando um pai de família do trabalho ou quando não uma vida é ceifada”.
É para reduzir esse número que a campanha Maio Amarelo trabalha, estimulando condutores, ciclistas, pedestres e passageiros a agirem com consciência. Mas o sucesso das ações depende também da participação efetiva da sociedade. “Nós convidamos toda a comunidade, motoristas ou não, para que se engajem nessa campanha e colaborem no trânsito, porque um pouquinho que uma pessoa faz é bastante lá no final. Então, com toda a comunidade se envolvendo, com certeza nós teremos um trânsito mais seguro”, assegura Mior.
Sobre o Maio Amarelo
O Maio Amarelo é um movimento internacional que ocorre anualmente, desde 2014. Seu principal objetivo é conscientizar e mobilizar a sociedade para a redução de acidentes e mortes no trânsito. Ao todo, 27 países participam atualmente da campanha, incluindo o Brasil. O tema dessa sexta edição é “No trânsito, o sentido é a vida”. As ações, coordenadas entre o poder público e a sociedade civil, buscam trazer para debate o tema da segurança viária, fazendo com que a população reflita e se envolva mais nas atividades educativas.
A campanha é executada durante o mês de maio, pois no dia 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, que tem como meta reduzir pela metade a ocorrência de acidentes até 2020. Com isso, maio se tornou referência para balanço das ações de conscientização feitas no mundo inteiro. O amarelo foi a cor escolhida, pois na sinalização do trânsito, simboliza a atenção, chamando a atenção das pessoas para o alto índice de mortos e feridos no trânsito.