- Fernanda Dal Molin
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Estudo avalia impacto das queimadas
Pesquisadores de diversas instituições brasileiras realizaram queimada controlada para análise científica em quatro hectares de floresta na região de Rio Branco (Acre). As queimadas controladas têm sido realizadas pelo projeto no Acre e em Mato Grosso desde 1993. “Os dados da pesquisa permitirão quantificar os teores de carbono equivalente emitidos durante a queima, avaliar como os nutrientes do solo reagem às altas temperaturas, entender a dinâmica de regeneração natural da vegetação e medir os níveis de partículas no ar que podem causar danos ao sistema respiratório humano, entre vários outros aspectos” é o que afirma João Carvalho, coordenador do projeto.
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Grupo composto por 32 integrantes se reuniram em Cartagena, Colômbia, para a abertura do Conselho de Conservação para a América Latina, o grupo foi criado para enfrentar os desafios atuais mais importantes da América Latina e é integrado por lideranças influentes. Durante a reunião, que durou dois dias, os conselheiros debateram soluções empresariais inovadoras que possam contribuir para os desafios enfrentados pela natureza na América Latina. O Conselho decidiu centrar seus esforços nas áreas de segurança alimentar, segurança hídrica e desenvolvimento de infraestrutura inteligente.
Estudantes brasileiros estão revoltados com a atuação de Fernando Haddad como ministro da Educação, pois, segundo eles, as três últimas tentativas de fazer um teste para alunos concluintes do ensino médio viraram caso de polícia. Eles alegam, ainda que o ministro está gastando demais e a qualidade do ensino continua piorando. Isso se comprova no fato de que nos últimos 10 anos o orçamento do MEC passou de 19 bilhões de reais para 69 bilhões de reais. O programa do MEC de merenda escolar passou de 1,5 bilhão de reais em 2006 para 3,2 bilhões de reais neste ano. O gasto mais que dobrou, mas o número de alunos atendidos aumentou apenas 25% no mesmo período.
Dados revelam que o número de estudantes que ingressaram no ensino superior em 2010 foi semelhante ao dos 4 anos anteriores, demonstrando estagnação na área. Em 2010 cerca de 2,2 milhões de estudantes iniciaram um curso superior no Brasil. De acordo com o IBGE, a população universitária no país é de 3,4 % da população, ou 6,5 milhões de estudantes, dos quais 173 mil na pós-graduação. O censo mostrou também o avanço do ensino noturno: hoje, mais de 70% dos estudantes da rede privada e cerca de 30% dos alunos da rede federal optam por essa modalidade. O ensino à distância, que há uma década tinha uma participação irrisória, representa atualmente quase 15% do total de alunos matriculados.
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