Nomeada Comissão Provisória do Grupo de Catadores do Colonial

Seguindo o cronograma das reuniões mensais do programa Reviva o grupo de catadores dos bairros Colonial, Glória, Modelo, Quinze de Novembro, Storch e Tancredo Neves reuniu-se na tarde de ontem, 19, na sede do bairro Glória onde aconteceu a eleição para a comissão provisória do grupo denominado Associação de Catadores Amigos da Natureza (Acan).

Segundo a coordenadora de desenvolvimento socioambiental Rosemeri Martins de Oliveira a partir da nomeação dessa comissão, o grupo de catadores terá representatividade nas reuniões do Reviva e poderá se incluir nas tomadas de decisões.

“Essa comissão já prefigura a primeira coordenação e é um dos primeiros exercícios de democracia dos catadores como associados”, destaca Rosemeri.

A técnica da Itecsol/Unijuí Elizandra Silva afirmou ainda que “estes espaços de participação e interação dos catadores tem sido muito importantes, no sentido de constituição de associações de catadores, dentro de princípios de autogestão, democracia, responsabilidade, trabalho em grupo, união e solidariedade, temas que são trabalhados no Reviva”.

Para o grupo a organização das novas associações no município tem um grande valor no resgate de sua cidadania.

“Somos um grupo que estamos trabalhando para buscar união, trabalho e espaço na sociedade, queremos um lugar apropriado para trabalhar e lutando juntos vamos conseguir”, destacou o catador Florentino Luiz Cardoso, um dos eleitos para a comissão provisória.

O grupo está em uma fase adiantada de trabalhos e já teve disponibilizado pelo Executivo Municipal um terreno para a construção do galpão o qual já encaminhou também sua licencia prévia junto à Secretaria de Meio Ambiente.

A comissão provisória eleita é composta por: Leonida de Oliveira, Florentino Luiz Cardoso, Vera Vieira, José Carlos Cabral, Olga Martins Cunes Soares e Elaine de Almeida da Rosa.

GSC Unijuí