Definidas prioridades de Ijuí para Consulta Popular

Foram escolhidos em assembleia pública municipal do Conselho de Desenvolvimento Municipal de Ijuí (Codemi) os oito projetos do município de Ijuí, que serão votados novamente em assembléia regional à Consulta Popular do Estado. O encontro ocorreu segunda-feira, dia 17, na Sede Acadêmica da Fidene.

O projeto mais votado foi na área da saúde, com 78 votos. Segundo o presidente do Codemi, Sérgio Allebrandt, o projeto compreende a construção de uma unidade do hospital Bom Pastor e recursos para o Cisa, relacionados ao atendimento e exames de média e alta complexidade.

Já na educação, foram 76 votos. O projeto prevê diversas ações voltadas a melhorias no ambiente pedagógico das escolas estaduais, incluindo ensino médio, fundamental e profissional. Conforme Allebrandt, para esta, estão disponíveis R$230 mil, uma vez que Ijuí concentra a metade das escolas estaduais, existentes nos 11 municípios que compreende o Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial (Corede- Norc).

A votação teve seqüência com 67 votos para a área da segurança, onde foram apresentados projeto integrado pela Polícia Civil, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros. Neste, o presidente do Codemi destaca que estão inclusos viaturas, aquisição de um caminhão para o Corpo de Bombeiros e outros equipamentos pra o uso das equipes.

Foram registrados 60 votos para a agricultura, em que o projeto é da ordem de R$300 mil, voltado a geração de renda, especialmente ao arranjo produtivo da agricultura familiar, para a área leiteira e agroindústrias, conforme destacou Sérgio Allebrandt.

A implantação do aterro sanitário e unidades de reciclagem de resíduos contou com 47 votos. Ainda 46 para as Redes de Cooperação, cujo programa já existe há 10 anos na região.

Para a área de ciência e tecnologia, que compreende pesquisa voltada à melhoria das pastagens da cadeia produtiva do leite, foram 25. E com 15 votos, ficaram os recursos para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

Ainda na assembleia, foram eleitas duas delegadas para representar o município  na assembléia regional, no próximo dia 25, Jaqueline Schimanoski Machado Roberto e Rosmari Marodin Gobo. Como suplente ficou Elemar Steinke.

Na assembleia regional, Corede-Norc e os delegados dos municípios da região, irão definir quais os dez projetos que integrarão a cédula de votação para a escolha do que será feito em 2011.

A Consulta Popular será no dia 23 de junho, quando cada cidadão portador de título eleitoral, poderá votar naquilo que deseja que seja incluído no orçamento do Estado para o próximo ano. Sérgio Allebrandt lembra, que é muito importante a população comparecer às urnas e depositar seu voto na Consulta Popular.

GSC Unijuí