O vice-prefeito, Bira Teixeira, que participou do evento, falou que o debate sobre os Direitos Humanos instiga pensamentos e reflexões nas famílias e nos diversos segmentos da sociedade. Além disso, Bira destacou ações do Executivo que proporcionam aos jovens do município melhores condições. Para o vice-prefeito, ainda é preciso que não apenas se assista o debate sobre Direitos Humanos, mas que se tenha participação direta nesse assunto.
O professor Sérgio Pires e a vereadora Rosane Simon também participaram do ato. Em suas falas, ambos destacaram a importância da redução das desigualdades sociais e falaram da necessidade de debate da problemática dos Direitos Humanos.
O evento é promovido pela Liga dos Direitos Humanos e tem apoio do Poder Executivo.
O projeto – A Liga dos Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul realiza, desde setembro do ano passado, o Projeto Itinerante de Capacitação para Defensores e Defensoras dos Direitos Humanos no Rio Grande do Sul.
A iniciativa é inédita no Estado. O objetivo é formar e qualificar os defensores da sociedade civil, como multiplicadores de ações promotoras e difusoras de direitos humanos, além de ações preventivas relacionadas à violação de direitos. As atividades no Rio Grande do Sul prosseguem até o final de junho.
Objetivos – A partir da exibição de filmes, o propósito do trabalho é promover debates referentes a temas como cidadania, diversidade, acesso à justiça, além de violência e discriminação. O registro de depoimentos dos defensores de direitos humanos também é uma das metas do projeto. As atividades buscam ainda refletir e gerar debates a partir das questões levantadas por comunidades visitadas.