A integração entre trabalhadoras do campo e cidade de Santo Augusto ficou evidente na terça-feira (27/04), quando cerca de 500 mulheres lotaram o CTG Pompílio Silva, local onde se realizou o 14o Encontro da Mulher Santoaugustense e o 6o Dia Municipal da Solidariedade. "As instituições que fazem parte do Comdim são muito ativas", disse o gerente da Emater/RS-Ascar regional de Ijuí, Romeu Rohde, ao explicar o sucesso do evento promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e das secretarias municipais da Habitação, Assistência Social e Cidadania e da Educação, através do Departamento de Cultura.
Em atividade há dez anos, o Comdim de Santo Augusto é presidido pela extensionista da área de bem-estar social da Emater/RS-Ascar, Anemari Möbs. "Participam mulheres do campo, do comércio e indústria, independentemente da classe social a que pertencem", disse Möbs. Em 2007, ela recebeu o troféu Ana Terra, entregue pelo Governo do Estado às gaúchas que se destacam em movimentos filantrópicos e ações assistenciais.
Solidariedade na Agenda da Mulher
A programação do evento combinou momentos de cultura com lazer. A palestra com o motivador Ainor Lotério sobre a Mulher na Família Contemporânea prendeu a atenção da platéia. Na sequência, o grupo de teatro Maturidade Ativa, divertiu as mulheres ao reproduzir, com bom humor, as situações vividas diariamente por elas. Entre os mais de duzentos brindes entregues, a Agenda da Mulher, publicada pela Emater/RS-Ascar, foi um dos que mais agradou, já que mantém as mulheres informadas sobre uma série de assuntos extremamente importantes, como saúde, geração de renda e acesso a crédito. "As mulheres se renovam em eventos como este", disse Rohde, que esteve na companhia do prefeito em exercício, Ageu Osório, e do vereador Jorge Luiz da Silva.
Quem também saiu do encontro com ânimo renovado foi a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santo Augusto, instituição beneficiada pelo 6o Dia Municipal da Solidariedade. "Ainda não contabilizamos, mas tenho a impressão de que arrecadamos cerca de 200 kg de alimentos não perecíveis e material de limpeza", vibrou a presidente do Comdim. Os donativos, segundo Möbs, serão entregues nos próximos dias.
O trabalho para mobilizar e motivar as trabalhadoras é respaldado pela Frente Programática Rio Grande Mulher, lançado ano passado pela governadora Yeda Crusius e coordenado pela Emater/RS-Ascar.
Por Cleuza Noal Brutti - Assessora de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional Ijuí.