Reunião inicia articulação do Projovem no município

Na manhã de sexta-feira, 16, foi realizada a primeira reunião entre a Administração municipal e as entidades que vão executar o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Trabalhador) na cidade: Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional – IPD/Fidene, Senai e Senac. No encontro foi debatida a integração entre as equipes e a definição do formato de divulgação do programa, que deve envolver escolas, igrejas, clubes de mães, empresários, sindicatos e os presidentes de bairro de Ijuí.

O Projovem Trabalhador, concebido pelo Governo Federal, visa qualificar profissionalmente jovens de 18 a 29 anos, desempregados, que concluíram ou estejam cursando o ensino fundamental ou o ensino médio e que comprovem renda familiar de até um salário mínimo. O vice-prefeito, Bira Teixeira, destaca que além de gerar de emprego, o programa objetiva promover inclusão social. “Além de geração de emprego e renda, o Projovem visa fomentar expectativa de vida, qualificando profissionalmente para garantir, acima de tudo, cidadania.”, afirma. Outro ponto ressaltado pelo vice-prefeito é o estimulo para aqueles que estão fora dos bancos escolares retomarem os estudos.

O Programa oferece 600 vagas em Ijuí e terá uma duração de seis meses. O aluno receberá uma bolsa mensal de R$ 100, durante esse período. Serão disponibilizados cursos nas áreas de alimentação, construção e reparos, turismo e hospitalidade, administração, agro-extrativista, arte e cultura, madeira e móveis, metalmecânica, vestuário, serviços pessoais, saúde, serviços domésticos e telemática. Além da qualificação profissional, os alunos terão aulas de qualificação social, incluindo conteúdos como inclusão digital.

Fonte: WWW.ijui-rs.gov.br

GSC Unijuí