Vida Rural realiza evento sobre saúde e cidadania

Objetivando promover ações que visam a promoção da saúde e cidadania das famílias, o Projeto Vida Rural realizou o 1º Encontro Regionalizado das Famílias Rurais. O Projeto é realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal da Saúde, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater/ RS – Ascar e parceiros que trabalham em prol do bem-estar e da qualidade de vida das famílias rurais.

O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 29 no salão comunitário de Rincão dos Gói. Compuseram a mesa de abertura, o vice-prefeito Ubirajara Teixeira, a primeira-dama Gessy Ballin, o secretário de Desenvolvimento Rural Julio Gabbi, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí Carlos Karlinski, supervisor da micro-região de Ijuí da Emater Gilberto Pozzobon, coordenadora do grupo Viva a Vida Elsa Nogara Corrente e a voluntária do Projeto Vaneli Karlinski. Prestigiaram o evento os grupos do Vida Rural de Rincão dos Gói, Rincão dos Fabrin, Alberto Pasqualini, Linha 7 Leste, Ponte da Conceição e Linha 2 Oeste, além de demais representantes das Secretarias e setores citados.

“Vamos pensar mais na saúde”, coloca o vice-prefeito. Complementa, destacando a importância dos homens também procurarem orientações sobre saúde, o que nota-se está é uma preocupação freqüente entre as mulheres. Lembra ainda, do apoio que deve existir entre os casais em cuidar da saúde.

A primeira-dama também salienta o amor que todos devem ter pela saúde e em freqüentar reuniões de orientação sobre o assunto.

Após a abertura e acolhida, homens e mulheres foram divididos em dois grupos distintos, onde os homens tiveram palestra ministrada pelo doutor Remir Brackmann, sobre a saúde do homem e as mulheres com a enfermeira Eliane Schmidt, sobre saúde da mulher. Posteriormente teve atividade sobre expressão corporal e auto estima, com a equipe do projeto e após, confraternização com degustação de quitutes elaborados pelas componentes dos grupos.

 Estão previstos mais três encontros regionalizados do Projeto, sendo um dia 16 de junho, no Salão Comunitário de Vila Chorão. Já no dia 21 de julho o encontro será no salão comunitário de Vila Santo Antônio e o último acontecerá no dia 18 de agosto, no salão comunitário de Vila Mauá.

 Fonte: WWW.ijui-rs.gov.br

GSC Unijuí