- Vinicios Gonchoroski de Oliveira
- Julho 2011
- Acessos: 15661
Desenvolvido estudo no Rio Ijuí
A Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí está sendo estudada para ser desenvolvido o Plano de Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí. O trabalho realizado pela empresa Profill Engenharia e Ambiente, contratada pelo Estado, através da Secretária Estadual de Meio Ambiente (SEMA). O objetivo do estudo é estabelecer qualidade da água e os usos quantitativos desejados para toda a bacia. Os trabalhos são fiscalizados por uma Comissão de Acompanhamento que é formada pelo Departamento de Recursos Hídricos (DRH-SEMA), pela Fundação de Proteção Ambiental (FEPAM) e pelo Comitê Ijuí. Uma vez por mês são realizadas reuniões do Comitê Ijuí para que os moradores ao longo da Bacia possam contribuir na elaboração do plano.
Leia mais clicando aqui.
Ocorreu nesta quinta, dia 26 no auditório da Cotrijuí em Ijuí a reunião da Câmara Setorial do Milho do Rio Grande do Sul, estiveram presentes representantes dos segmentos de consumo e da produção. O presidente da Apromilho Claudio de Jesus propôs que o Estado assuma a organização da cadeia produtiva do milho como uma política pública. Para Francisco Signor, superintendente federal do Ministério da Agricultura no RS, o estado precisa produzir um milhão e 500 mil toneladas para satisfazer o mercado interno e disse que se o cultivo de milho voltar a ter o mesmo número de hectares que há 10 anos, o Estado volta a ser autossuficiente no segmento.
Na última sexta-feira (22), O MC (Ministério das Comunicações) firmou um acordo com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) - ligada ao Ministério das Relações Exteriores para oferecer treinamento a técnicos dos países que adotam o padrão nipo-brasileiro de TV Digital. Essa parceria faz parte do Programa Treinamento de Terceiros Países. O treinamento será dado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e universidades brasileiras. O termo de parceria foi assinado pelo secretário Maximiliano Martinhão; o diretor da ABC, Marco Farani; e o representante da JICA no Brasil, Katsuhiko Haga.
O Programa Bolsa Família monitorou em abril e maio cerca de 280 mil alunos a mais em relação ao primeiro bimestre do calendário escolar de 2011, ao todo são 14,4 milhões de alunos de 6 a 17 anos de idade que estão tendo suas frequências escolares monitoradas, o que equivale a 86 % dos beneficiários do Programa. Os alunos com idades entre 6 e 15 anos precisam assistir a pelo menos 85% das aulas para a família manter o benefício, já para os que possuem idades entre 16 e 17 a frequência escolar exigida é de 75%.
Impostômetro