No mês de julho a Cozinha Comunitária completa dois anos de funcionamento em Ijuí. O trabalho, que é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, atende cerca de 200 pessoas por dia oferecendo almoço à comunidade de baixa renda no município. Os principais beneficiados são membros do Cadastro Único.
A ideia para implantação da Cozinha surgiu em 2009, porém, foi no dia 05 de julho de 2013 que aconteceu sua inauguração no Bairro Glória. Até o fim de 2014, 7.598 almoços foram servidos no local e 31.202 marmitas foram preparadas e levadas para as casas das famílias participantes. Esses números foram contabilizados pela média de 200 almoços servidos ao dia, de segunda a sexta-feira, sendo que 30 deles são destinados aos pacientes do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).
De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Social, Neiva Agnoletto, os valores pagos não cobrem nem 20% dos gastos com a manutenção da cozinha. Porém, ela afirma que é importante a realização desse atendimento às famílias e, por enquanto, a secretaria está conseguindo arcar com as despesas com o apoio do Poder Público Municipal. O valor de cada almoço no local é R$ 1,50 e a marmita, que pode ser levada para casa, R$ 2,00.
A equipe na Cozinha Comunitária é composta atualmente por cinco pessoas. Entre eles, uma nutricionista é responsável por preparar o cardápio balanceado para toda a semana. A equipe conta ainda com a participação de auxiliares de cozinha e serviçais que fazem a limpeza e esterilização do ambiente e equipamentos. Todos juntos fazem o encaminhamento da produção para os dias.