O Conselho Regional de Desenvolvimento Noroeste Colonial reuniu, no dia 06 de junho, os membros de sua Assembleia Geral e os delegados eleitos nas Assembleias Municipais, para uma Audiência Pública a nível regional. Na pauta, estiveram a definição da Cédula de Votação da Consulta Popular 2018-2019 e os critérios de distribuição dos recursos entre os cinco projetos a serem eleitos na votação dos dias 26, 27 e 28 de junho de 2018. A cédula de votação, homologada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, está disponível no portal: www.coredenorc.org.br.
De acordo com as decisões da audiência, na área da educação, o valor será distribuído de forma igualitária às escolas que participaram das assembleias municipais, com exceção do município de Coronel Barros, que não possui escola estadual de educação básica. O mesmo ocorre com a situação da agricultura, dentre todos os municípios. Na área da segurança, 33% serão destinados à Brigada Militar, 33% ao Corpo de Bombeiros, 20% à Policia Civil, 10% à SUSEPE e 4% ao IGP.
Quanto à área da saúde, no que se refere ao projeto da aquisição de veículos, o recurso será distribuído de forma igualitária entre os municípios. No projeto de ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para P.S., UBS ou ESF, o recurso será repartido entre o Hospital de Condor e o Hospital de Ajuricaba. No projeto de ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para hospitais, o Hospital Bom Pastor de Ijuí receberá 36,37%, o Hospital de Caridade de Ijuí, 36,37%, e a APAE de Ijuí, 27,26%.
FONTE: Portal Corede Norc