- Lais Mantovane da Silva
- Setembro 2019
- Acessos: 4572
Encerrado o processo de votação da Consulta Popular
Realizada nos dias 4, 5 e 6 de setembro, a Consulta Popular definiu os projetos que constarão no orçamento do Estado no próximo ano. O Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial, com sede em Ijuí, que tem como Presidente Nelson Thesing, recebeu R$262 mil para os projetos que serão divididos entre 11 municípios, que compreendem Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Catuípe, Condor, Coronel Barros, Ijuí, Jóia, Nova Ramada, Panambi e Pejuçara.
A votação aconteceu durante os três dias e teve, na cidade de Ijuí, um percentual de 1,43%, contando com um total de 926 votos. As demais cidades, que correspondem ao Corede Noroeste Colonial, somaram 4404 votos. No total, foram 5,454 votantes válidos com um percentual de 4,08%. O projeto mais votado foi a aquisição de equipamentos para viabilizar o controle da qualidade da água para consumo humano em Sistemas de Abastecimento Coletivo nos municípios do Corede Noroeste Colonial, com 423 votos. Em seguida, com 268 votos, o projeto para desenvolvimento da agropecuária e a assessoria às micro e pequenas empresas com 230 votos.
Em todo estado do Rio Grande do Sul, a Consulta Popular definiu 42 projetos sendo que a área com mais votos foi a da agricultura, com 170 mil segundo levantamento realizado pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE). Neste ano foi disponibilizado R$20 milhões, que será dividido entre as 28 regiões e os valores serão liberados pelo governo conforme a execução dos projetos através das secretarias e monitoradas pela SGGE.