- Vinicios Gonchoroski de Oliveira
- Julho 2012
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Lei de Acesso à Informação completou dois meses de vigência
A Lei de Acesso à Informação completou nesta última sexta-feira (13) dois meses de vigência. Segundo balanço apresentado pela diretora de Prevenção da Corrupção da CGU, Vânia Vieira, durante palestra no 7º Congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em São Paulo, houve em média 16,9 mil pedidos de informações aos órgãos públicos federais. De acordo com a Controladoria-Geral da União (CGU), 84,38% das solicitações já foram respondidas. O prazo médio de resposta às solicitações é de 9,42 dias.
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De acordo com avaliações realizadas por técnicos e pesquisadores, estima-se que 140 milhões de hactares no Brasil são de áreas degradadas. Este levantamento foi apresentado no 9º Simpósio Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas (9º Sinrad), que ocorreu no Rio de Janeiro nos dias 11 a 13 de julho. Para o diretor do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Fernando Tatagiba, se o Brasil recuperasse todas as áreas degradadas, não seria preciso derrubar nenhum outro hectare de floresta para agricultura e pecuária, ainda que na prática nem toda área possa ser totalmente recuperada. O MMA está finalizando um novo plano plurianual, que dará grande importância à recuperação da terra como forma de evitar o empobrecimento das populações e prevenir a derrubada de mais áreas de florestas.
A Conferência Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente que acontecerá entre os dias 11 e 14 de julho de 2012 e tem como tema principal fazer com que mais jovens utilizem a tecnologia para trocar arquivos e se comunicar com segurança . Outro aspecto positivo é a criação de um espaço onde a sociedade possa acompanhar o que é produzido pela mídia. Há 22 anos, quando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi criado, redes de pedofilia na internet não eram comuns, como, o tema da comunicação com foco na infância não havia se tornado uma prioridade. Hoje, organizações sociais pensam em instituir a educação para mídia nos currículos escolares e estimular a produção de conteúdo audiovisual à esse público.
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