- Fernanda Dal Molin
- Julho 2011
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Reunião da Câmara Setorial do Milho do RS
Ocorreu nesta quinta, dia 26 no auditório da Cotrijuí em Ijuí a reunião da Câmara Setorial do Milho do Rio Grande do Sul, estiveram presentes representantes dos segmentos de consumo e da produção. O presidente da Apromilho Claudio de Jesus propôs que o Estado assuma a organização da cadeia produtiva do milho como uma política pública. Para Francisco Signor, superintendente federal do Ministério da Agricultura no RS, o estado precisa produzir um milhão e 500 mil toneladas para satisfazer o mercado interno e disse que se o cultivo de milho voltar a ter o mesmo número de hectares que há 10 anos, o Estado volta a ser autossuficiente no segmento.
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Na última sexta-feira (22), O MC (Ministério das Comunicações) firmou um acordo com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) - ligada ao Ministério das Relações Exteriores para oferecer treinamento a técnicos dos países que adotam o padrão nipo-brasileiro de TV Digital. Essa parceria faz parte do Programa Treinamento de Terceiros Países. O treinamento será dado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e universidades brasileiras. O termo de parceria foi assinado pelo secretário Maximiliano Martinhão; o diretor da ABC, Marco Farani; e o representante da JICA no Brasil, Katsuhiko Haga.
O Programa Bolsa Família monitorou em abril e maio cerca de 280 mil alunos a mais em relação ao primeiro bimestre do calendário escolar de 2011, ao todo são 14,4 milhões de alunos de 6 a 17 anos de idade que estão tendo suas frequências escolares monitoradas, o que equivale a 86 % dos beneficiários do Programa. Os alunos com idades entre 6 e 15 anos precisam assistir a pelo menos 85% das aulas para a família manter o benefício, já para os que possuem idades entre 16 e 17 a frequência escolar exigida é de 75%.
Dados do Censo Escolar 2010 revelam que pelo menos três em cada dez alunos do ensino médio e um em cada cinco do fundamental estão atrasados na escola. O indicador mede a proporção de alunos que não está matriculada na série indicada à faixa etária. Na visão de Maria do Pilar Lacerda, secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) essa estagnação resulta do fato de que muitas redes de ensino que tinham como orientação a não reprovação dos alunos nos primeiros anos do ensino fundamental terem mudado essas diretrizes. Muitas “Isso provocou uma manutenção da reprovação, quando ela é grande causa a distorção idade-série. Hoje já se pensa em políticas de correção de fluxo e de aprendizagem sem usar a reprovação, como o reforço escolar”, explica.
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