Outubro - 2013

05 de outubro de 2013

O Governador Tarso Genro sancionou nesta semana a lei que cria o Sistema Estadual de Cultura, que atua por meio de um mecanismo de gestão cultural compartilhada entre Estado e sociedade. O projeto vai garantir dez anos de políticas públicas continuadas para a cultura do Rio Grande do Sul.

Como elementos-chave do Sistema Estadual de Cultura constam o fortalecimento de conselhos estaduais, fundos de cultura e formas de participação dos produtores culturais e da comunidade em geral, englobando todos os componentes inseridos na elaboração e execução de políticas do setor; formação, criação, produção, distribuição, consumo, conservação e fomento.

Entrevistados:

Valdir Zonin – Diretor-geral da Secretaria de Agricultura do Estado

Jéferson Assumção - Secretário adjunto da Secretaria Estadual de Cultura

 

 

12 de outubro de 2013

Para tratar da reestruturação do atendimento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos Núcleos Estaduais de Eja e Cultura Popular (NEEJA), A Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), esteve reunida com diretores de NEEJA’s e representantes de coordenadorias regionais de Educação, na última terça-feira (08) em Porto Alegre.

Para o Secretario Estadual de Educação, José Clóvis de Azevedo, um dos grandes desafios na educação pública é recuperar o passivo de escolarização, especialmente entre jovens e pessoas com até 40 anos, muitos ainda sem o Ensino Fundamental. Segundo ele, uma reestruturação dos NEEJAS deve levar em consideração a relação com os alunos na construção da cidadania e pedagógicamente tendo compromisso maior com a apresndizagem e a diminuição de taixas de abandono.

Entrevistados:

Rosmari Gobo – Coordenadora Regional de Educação da 36ª CRE

Luís Fernando de Oliveira Linch – coordenador do Observatório da Violência Contra a Mulher

 

 

26 de outubro de 2013

O Exame Nacional do Ensino Médio acontece neste final de semana, e em todo país mais de 7,1 milhões de estudantes devem fazer a prova para tentar conquistar vagas em universidades por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) — e conseguir bolsa nos programas Universidade para Todos (Prouni) e Ciência Sem Fronteiras ou simplesmente para concluir o Ensino Médio.

O exame é realizado em dois dias, sendo que a aplicação da primeira etapa do ENEM acontece a partir da uma hora da tarde de hoje, a recomendação do Ministério da Educação orienta os estudantes que irão participar, que cheguem aos locais da prova ao meio dia, quando serão abertos os portões. Apenas no Rio Grande do Sul, são 404,8 mil inscritos.

O GSC ouviu estudantes irão realizar o ENEM, e eles falaram sobre as expectativas para a prova e o que pretendem fazer, posterior a divulgação das notas obtidas.

Entrevistados:

Leonardo Mello – Estudante

Paula Redin – Estudante

Ulrich Dressel - Assessor do Escritório de Relações Internacionais

 

 


GSC Unijuí