Maio 2019

 

Dia D da vacinação contra a gripe

 

Pauta do programete: Neste sábado, 04/05, acontece em todo o Brasil o Dia D da Vacinação contra a gripe de 2019. Confira quais são os grupos prioritários e onde haverá unidades especiais de atendimento:  

 

music-icon1

 

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

 

Pauta do programete: Anualmente, é comemorado no dia 3 de maio, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Este, não é um dia apenas para celebrar, mas também para refletir. Saiba mais sobre o significado da data no programete abaixo.

 music-icon1

  

Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa

 

Pauta do programete: O Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa é um levantamento realizado pela ONG Repórteres Sem Fronteiras, que acompanha a realidade de jornalistas do mundo inteiro. Descubra como está a situação do Brasil:

 music-icon1

 

Importância da liberdade de imprensa

 

Pauta do programete: A liberdade de imprensa é condição primordial para as nações democráticas, pois tem relação direta com outros direitos básicos aos seres humanos. Para falar sobre a importância da liberdade de imprensa para manutenção da democracia e efetivação da cidadania, convidamos a professora Dra. Vera Raddatz.

Entrevistada: Doutora em Comunicação e professora dos cursos de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Unijuí, Vera Raddatz.

 music-icon1

 

 O tema do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa de 2019 é "Mídia para a democracia: jornalismo e eleições em tempos de desinformação". A professora Dra. Vera Raddatz, comenta sobre os desafios para a liberdade de imprensa e também para os profissionais da comunicação nessa perspectiva.

 

music-icon1

  

O que é o Maio Amarelo?

 

Pauta do programete: O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização em acidentes no trânsito. No programete a seguir, você pode saber mais sobre a origem e os objetivos da campanha.

Entrevistado: Coordenador de Trânsito de Ijuí, Vilmar José Mior.

 

music-icon1

  

Ações do Maio Amarelo em Ijuí

 

Pauta do programete: Atualmente, 27 países apoiam o movimento Maio Amarelo. Ijuí é uma das cidades brasileiras inseridas na campanha e diversas entidades do município vêm desenvolvendo ações de conscientização durante todo o mês de maio. Saiba mais sobre essas atividades no neste programate.

Entrevistado: Coordenador de Trânsito de Ijuí, Vilmar José Mior.

 music-icon1

 

O Coordenador de Trânsito do município ressalta que essas ações não são realizadas somente no mês de maio, mas consistem em um trabalho realizado durante todo o ano:

 

music-icon1

 

Acidentes de trânsito no Rio Grande do Sul

 

Pauta do programete: Os dados de acidentes de trânsito no Rio Grande do Sul mostram que a segurança viária é assunto sério e que precisa de atenção. A campanha Maio Amarelo busca justamente diminuir esses números, os quais você pode conferir no programete a seguir, além de saber mais sobre a realidade do município de Ijuí.

Entrevistado: Coordenador de Trânsito de Ijuí, José Vilmar Mior.

 music-icon1

  

O que é economia solidária?

 

Pauta do programete: A economia solidária é uma forma alternativa de produzir, comercializar e consumir, baseada na autogestão e cooperação, que visa o desenvolvimento local e tem impactos econômicos, culturais e políticos. Para te ajudar a entender o que é a economia solidária e os Empreendimentos Econômicos Solidários (EES), preparamos uma série de programetes:

  music-icon1

 

music-icon1

 

music-icon1

 

GSC Unijuí