Abril 2019

 

O que é gestão social?

 

Pauta do programete: O termo "gestão social" vem sendo cada vez mais utilizado, tanto no âmbito acadêmico quanto fora dele. Mas, afinal, o que isso significa? Para te ajudar a entender, preparamos uma série de programetes especiais sobre o assunto.

 

music-icon1

 music-icon1

 

Uma coisa é certa: não se pode pensar em gestão social sem articular os conceitos de cidadania, democracia, participação e descentralização. O programete a seguir aborda a relação entre gestão social e cidadania.

 music-icon1

 

A comunicação, no processo de gestão social, é uma importante ferramenta usada para viabilizar a participação cidadã. Saiba mais sobre como esses dois conceitos estão interligados: 

 music-icon1

  

Relação entre indicadores sociais e políticas públicas

 

Pauta do programete: Indicadores sociais são medidas usadas para traduzir de forma quantitativa um conceito social abstrato. Eles ajudam a analisar determinado aspecto da realidade social e, assim, identificar problemas e desigualdades. Nesse programete, você descobre porque eles são importantes na construção de políticas públicas.

 music-icon1

  

O que são políticas públicas?

 

Pauta do programete: Com certeza, você já ouviu falar sobre políticas públicas. Mas você sabe o que elas são e como podem afetar a sua vida? Confira no programete abaixo:

 music-icon1

 

Quem faz as políticas públicas?

 

Pauta do programete: Agora que você já sabe que as políticas públicas são importantes ferramentas para efetivação da cidadania e melhoria na qualidade de vida da população, descubra quem as elabora e qual a relação entre a construção dessas políticas e a participação popular.

 music-icon1

 

Ciclo das políticas públicas

 

Pauta do programete: Para que as políticas públicas sejam eficazes e implementadas com sucesso, existe um processo de elaboração, também chamado "ciclo das políticas públicas". Saiba como esse processo funciona:

 music-icon1

  

Formas de participação popular

 

Pauta do programete: As políticas públicas são elaboradas para atender as demandas da própria sociedade. Mas de que modo a sociedade pode ser ouvida sobre suas necessidades? Existem diversas formas e mecanismos de participação popular, os quais você descobre nesse programete.

 

music-icon1

  

O que são os conselhos regionais de desenvolvimento?

 

Pauta do programete: Uma das formas em que a população pode participar da elaboração das políticas públicas, é através dos conselhos regionais e municipais de desenvolvimento. Mas você sabe o que são esses conselhos? É o que explicamos no programete abaixo.

 music-icon1

 

Importância dos conselhos de desenvolvimento

 

Pauta do programete: Convidamos o presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento Noroeste Colonial (Corede Norc), o professor Dr. Nelson Thesing, para comentar sobre a importância dos conselhos para a comunidade e democracia.

Entrevistado: Presidente do Corede Norc, Nelson Thesing.

 music-icon1

 

O professor Dr. Nelson também fala sobre os benefícios que os conselhos de desenvolvimento trazem para a população:

  music-icon1

 

Participação popular nos conselhos

 

Pauta do programete: Os conselhos regionais de desenvolvimento facilitam a interação entre a comunidade e os gestores públicos locais. Mas como a população pode participar desses conselhos? O professor Dr. Nelson Thesing esclarece essa questão.

Entrevistado: Presidente do Corede Norc, Nelson Thesing.

 

music-icon1

 

 

Relação entre os conselhos municipais e regionais de desenvolvimento

 

Pauta do programete: Além dos conselhos regionais de desenvolvimento, também existem os municipais, que atuam no mesmo sentido, mas em âmbito municipal. O professor Dr. Nelson Thesing explica a conexão entre eles.

Entrevistado: Presidente do Corede Norc, Nelson Thesing.

 

music-icon1

 

GSC Unijuí