Outubro - 2015

31 de Outubro de 2015

Pauta do Programa: No Boletim A Voz do Cidadão confira os principais desafios da Federação das APAES do Rio Grande do Sul no processo de inclusão social de alunos com necessidades especiais no ambiente escolar, para que este seja um espaço de aprendizagem para todos os alunos. Na segunda-feira (26) aconteceu o 2º Seminário do Conselho de Desenvolvimento do Município de Ijuí (CODEMI), onde novos planos foram apresentados para fomentar o desenvolvimento de Ijuí. O principal assunto do seminário foi a "Vocação de Ijuí" e o planejamento será desenvolvido até 2030.

Entrevistados: Lucia Maria Cardoso Centena - Coordenadora Pedagógica da Federação das APAES do Rio Grande do Sul

Lucinéia Woitchunas - CODEMI 

music-icon1

24 de Outubro de 2015

Pauta do Programa: No domingo (25) aconteceu o Brinca Rua em Ijuí, um projeto que foi criado para desenvolver a prática esportiva e o lazer para a comunidade ijuiense. Também neste dia foi inaugurada a 1ª Ciclovia de Ijuí com a participação de vários ciclistas da região. Também neste programa você conhece um pouco mais sobre o Projeto "Se essa rua fosse nossa" desenvolvido pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do município de Pejuçara para incentivar a prática de atividades fisicas e o lazer para os cidadãos daquele município. 

Entrevistados: Sergio Correa - Secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Ijuí

Maria de Lourdes Krabbe - Secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Pejuçara

music-icon1

17 de Outubro de 2015

Pauta do Programa: Na quarta-feira (07) aconteceu o fórum estadual dos Comudes no auditório do Tribunal de Justiça em Porto Alegre. As atuações que os Conselhos Municipais de Desenvolvimento devem ter desde que foi constituído e os objetivos para o futuro foram as pautas do encontro. Além disso serão feitos encontros preparatórios para os conselheiros nas funcionais antes dos encontros estaduais para que se entenda melhor qual é a função dos comudes. Outro assunto que foi destaque no programa foi o Projeto RS 2030, realizado pela FAMURS onde aconteceram vários seminários macrorregionais em todo o estado, e um deles ocorreu em Ijuí durante a Expo-Ijuí/Fenadi na terça-feira (13). O projeto RS 2030 oportuniza o debate de ideias e propostas capazes de levar o Estado e os municípios gaúchos ao crescimento, desenvolvimento e fomento da qualidade de vida. O presidente do Corede Norc, Sérgio Allebrandt, apresentou no seminário um documento com propostas para a região. 

Entrevistados: Cleonice da Costa - Secretária executiva do Corede Norc
Airton Cossetin - Prefeito de Ajuricaba e vice-presidente do Corede Norc.

music-icon1

10 de Outubro de 2015

Pauta do Programa: Para buscar sucesso nos negócios e empreendimentos é necessário realizar algumas estratégias nas organizações. Confira neste programa os cinco pontos importantes na gestão organizacional, bem como as tendências e desafios, com o professor Jorge Sausen. Além disso, no dia 25 de setembro aconteceu em Porto Alegre o "Movimento do Bolo" que reuniu prefeitos de várias cidades gaúchas que lutam por uma maior arrecadação tributária para as prefeituras. Atualmente apenas 18% da arrecadação tributária fica nos municípios, enquanto 25% para os estados e 57% para a União. O objetivo dos prefeitos gaúchos com a paralisação e com o movimento é de que se consiga a arrecadação de 30% para as prefeituras, ou seja, uma fatia do bolo tributário melhor distribuída entre os poderes. O vice-prefeito de Ijuí Ubirajara Teixeira falou sobre o assunto e a mobilização das prefeituras.

Entrevistados: Jorge Sausen - Professor da Unijuí
Ubirajara Teixeira - Vice-prefeito de Ijuí

music-icon1

03 de Outubro de 2015

Pauta do Programa: Conhecer melhor o perfil do trabalhador ijuiense é fundamental para analisar as perspectivas de mercado. O "Estudo referente ao perfil do trabalhador de Ijuí: Ánalises e sugestões para a intensificação de sua participação no mercado de trabalho" foi tema no Seminário de Iniciação Científica no Salão do Conhecimento 2015. Também neste programa falamos sobre o Lar Henrique Liebich que foi contemplado pela seleção pública do programa "Petrobrás Socioambiental" e desenvolve projetos com 65 crianças do lar. Em seis meses muitas atividades foram realizadas como oficinas de leitura, informática, ética e cidadania, entre outros.

Entrevistados: Leonardo da Veiga - Bolsista de Iniciação Científica
Natália Brendler - Assistente Social Lar Liebich

music-icon1

 

GSC Unijuí