No dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Como forma de incentivar a reflexão e o debate, durante todo o mês de março, os programetes do Gestão Social e Cidadania tiveram o tema voltado para as lutas e conquistas das mulheres.
Origem do Dia Internacional da Mulher
Pauta do programete: Muitos acreditam que o Dia Internacional da Mulher foi criado após a morte de 125 operárias, em um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York. Mas a história não foi bem assim. Se você quer saber mais sobre a origem data, ouça o programete que preparamos sobre isso.
O que é o feminismo?
Pauta do programete: Ao contrário do que muitos pensam, feminismo não é o oposto de machismo. O feminismo é movimento plural, que tem como premissa a igualdade de gênero. Ele foi responsável por muitas conquistas e direitos que hoje as mulheres possuem. Para explicar mais sobre o assunto, convidamos a professora Dra. Joice Nielson, especialista no tema.
Entrevistada: Doutora em Direito e professora da Unijuí, Joice Nielsson.
Abaixo, você confere mais sobre a história do movimento, seus objetivos e as lutas que ainda persistem.
O que é sororidade?
Pauta do programete: Sororidade é um termo que se popularizou nos últimos anos, especialmente nas redes sociais. Nesse programete, você pode descobrir qual o significado dessa importante palavra para as mulheres.
Violência contra a mulher
Pauta do programete: Infelizmente, a violência contra a mulher ainda faz parte da realidade brasileira. Nos últimos anos, importantes avanços foram feitos, mas os dados continuam alarmantes e são o principal indício da desigualdade de gênero no país. Esse foi o assunto abordado no programete abaixo.
Desigualdade no mercado de trabalho
Pauta do programete: A busca por igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho é histórica. Inclusive, essa foi uma das questões que deram origem ao Dia Internacional da Mulher, no começo do século 20. Mais de 100 anos depois, esse assunto, tema do programete a seguir, permanece atual e sem solução.
Programação Mês da Mulher
Pauta do programete: No mês de março, a Coordenadoria da Mulher de Ijuí preparou uma programação especial em homenagem as mulheres. Confira nesse programete algumas das ações propostas.
Representatividade feminina na política
Pauta do programete: A falta de representatividade feminina nos cargos de poder não proporciona um debate adequado, especialmente em relação a questões fundamentais para as mulheres. Apesar delas estarem conquistando cada vez mais espaço na política, ainda há muito a evoluir para alcançar a igualdade, como vimos nesse programete.
Avanços e desafios para as mulheres na política
Pauta do programete: A luta feminina por espaço e voz na política é histórica. Para falar sobre os avanços e desafios para as mulheres no cenário político brasileiro, convidamos a professora Dra. Sandra Vidal Nogueira, que dedica-se a estudos na linha de pesquisa sobre estado, sociedade e desenvolvimento, para falar sobre o tema.
Entrevistada: Doutora em Educação e professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Sandra Vidal Nogueira.
Mulheres no meio acadêmico e científico
Pauta do programete: Nesse programete, falamos sobre a participação feminina na construção do pensamento científico: dados, avanços, desafios e soluções para aumentar o número de mulheres fazendo ciência.
Avanços em leis para as mulheres
Pauta do programete: Convidamos a professora de Direito da Unijuí, Ester Hauser, para falar sobre os avanços legislativos direcionados ao público feminino. Nesse primeiro programete, ela traz dois marcos legais históricos, que representaram um importante passo em direção à igualdade e proteção da mulher.
Entrevistada: Mestra em Direito e professora da Unijuí, Ester Eliane Hauser.
A seguir, a professora Ester fala sobre os avanços mais recentes na legislação brasileira, citando três leis de 2018, que tipificam como criminosas condutas muitas vezes banalizadas pela sociedade, especialmente no que diz respeito à dignidade sexual e liberdade das mulheres.
Apesar de extremamente importantes, mudanças legislativas não são suficientes para mudar a realidade brasileira, sem políticas públicas eficazes. Esse é o assunto abordado pela professora nesse terceiro programete.
Origem da Lei Maria da Penha
Pauta do programete: Você sabe quem foi Maria da Penha, a mulher que dá nome a uma das três melhores leis do mundo no enfrentamento à violência contra a mulher? Assim como milhões de brasileiras, ela foi vítima de violência doméstica por muitos anos. Nesse programete, você pode conhecer um pouco dessa história inspiradora de luta e coragem.