Novembro - 2015

28 de Novembro de 2015

Pauta do Programa:  No dia 18 aconteceu em Ijuí o Fórum de Políticas Públicas para pessoas com deficiência e pessoas com altas habilidades promovido pela FADERS (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e pessoas com Altas Habilidades do Rio Grande do Sul). O encontro reuniu lideranças comunitárias dos 11 municípios da AMUPLAM, com o objetivo de construir conhecimentos, evolução de consciência e soluções de acessibilidade e inclusão de pessoas. Também neste programa confira informações sobre a pesquisa divulgada pela revista EXAME, que apontou Ijuí em 31º no ranking das "Melhores cidades do Brasil para fazer negócios", onde reúne 50 cidades de pequeno porte do Brasil que apresentaram melhores desempenhos econômicos. Saiba como foi elaborado o planejamento do município para alcançar melhorias, bem como as principais características do município quanto a sua forma de desenvolvimento.

Entrevistados: Juliana Quevedo - Coordenadora do CRAS Viver Melhor de Pejuçara

Suimar Bressan - Secretário de Planejamento de Ijuí 

music-icon1

21 de Novembro de 2015

Pauta do Programa: No programa você conhece um pouco mais sobre o GreNal solidário, uma iniciatica do Hemocentro do Hospital de Caridade de Ijuí em parceria com os consulados do Grêmio e Internacional, que visa incentivar a doação de sangue de torcedores da dupla GreNal. O principal objetivo é reunir o maior número de torcedores para a doação de sangue. Ao final do 4º GreNal Solidário os doadores concorrem à uma camisa oficial do seu clube do coração. Ainda neste programa foi abordado o assunto da dengue, bem como suas formas de prevenção e como está sendo realizado o controle da dengue no município de Ijuí. Além disso, o representante da vigilância sanitária do município comentou sobre as ações que devem ser tomadas como forma de prevenir a proliferação do mosquito transmissor da doença. 

Entrevistados: Paula Kuenzel - Assistente Social do Hemocentro HCI 
Claudia Quevedo - Doadora voluntária de sangue
Reinaldo Pezzetta - Representante da Vigilância Sanitária - Ijuí 

music-icon1

14 de Novembro de 2015

Pauta do Programa: Entre segunda e sexta-feira (20) transcorre a Semana Nacional de Alistamento do Jovem Eleitor promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral, com o objetivo de incentivar o alistamento eleitoral de jovens, ampliando a participação dos mesmos nas eleições brasileiras. Para tirar o primeiro título de eleitor, basta que o jovem se dirija ao cartório eleitoral da sua região, levando a documentação necessária. Ainda neste programa, confira uma entrevista sobre as políticas públicas existentes no país no que se refere à gestão sustentável, e ainda, o papel dos professores no diálogo com alunos nos variados níveis de ensino sobre questões de sustentabilidade e educação ambiental.

Entrevistados: Valdeci da Cunha - Representante do Cartório de Ijuí
Marcos Sorrentino - Professor da USP de Piracicaba e educador ambiental

music-icon1

 

07 de Novembro de 2015

Pauta do Programa:  Neste programa foram levantadas questões referentes ao 2º Seminário do Conselho de Desenvolvimento de Ijuí - CODEMI, bem como o plano estratégico de desenvolvimento do município. Além disso, informações sobre o novo Hospital Bom Pastor de Ijuí e a importância da participação popular neste processo.

Entrevistados: Rosane Schiavo - Membro do CODEMI e Diretora Executiva do Hospital Bom Pastor

music-icon1

 

GSC Unijuí