Setembro - 2013

14 de setembro de 2013

Benefícios sociais pagos diretamente às famílias é o principal motivo pelo qual o gasto público brasileiro está entre os mais altos do mundo. Impostos e outros encargos embutidos nos preços dos produtos são o principal motivo pelo qual a carga tributária brasileira está entre as mais altas do mundo.

Trata-se de um paradoxo: enquanto as despesas públicas no Brasil têm a finalidade de distribuir renda e reduzir a desigualdade entre ricos e pobres, as principais receitas subtraem mais a renda dos pobres que dos ricos.

Conforme uma pesquisa realizada pela Folha de São Paulo os benefícios do INSS (Instituto Brasileiro do Seguro Social), do seguro-desemprego, da assistência a idosos e deficientes e do Bolsa Família somam quase 9% do Produto Interno Bruto, ou seja, de toda a renda do país.

Já os tributos sobre o consumo, ou seja, incidentes sobre a venda de mercadorias e serviços, fazem com que 15% do PIB vá para os cofres do governo federal, dos Estados e dos municípios. Esses impostos e contribuições estão escondidos nos preços dos produtos. Como os preços são os mesmos para todos, os mais pobres acabam destinando uma parcela maior de sua renda para o pagamento dos tributos.

Entrevistados:

Argemiro Luís Brum – Professor de Economia da Unijuí

 

 

21 de setembro de 2013

O Outubro Rosa é uma campanha realizada em diversos países e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstivo precosse do câncer de mama. O movimento surgiu em 1990 com a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York.

Em Ijuí a campanha já vem sendo desenvolvida há alguns anos a Coordenadora municipal da Secretaria da Saúde da Mulher e integrante do Fórum Permanente da Mulher, Daniela Lima, em entrevista do Gestão Social e Cidadania falou sobre quais ações serão realizadas no município para este evento que acontece durante todo o mês de outubro.

Entrevistados:

Coordenadora municipal da Secretaria da Saúde da Mulher e integrante do Fórum Permanente da Mulher - Daniela Lima

 

 

28 de setembro de 2013

O Rio Grane do Sul vem recebendo desde a última segunda-feira (23), Seminários de Municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM’s -. O evento é uma realização conjunta da Secretaria Geral da Presidência da República, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade em parceria como os COREDES, universidades, associações de municípios e outras organizações que se idenficam como Agenda ODM.

Os enecontros tem como meta desenvolver núcleos estaduais, regionais e municipais para por em prática os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que implicam em:

1 – Acabar com a miséria;

2 – Educação Básica de qualidade para todos;

3 – Igualdade entre sexos e valorização da mulher;

4 – Reduzir a mortalidade infantil;

5 – Melhorar a saúde das gestantes;

6 – Combater a Aids, a malária e outras doenças;

7 – Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;

8 – Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

O assessor da Secretaria Nacional de Relações Político-sociais, José Claudenor, em entrevista ao Gestão Social e Cidadania falou sobre de que forma se pretende municipalizar os ODM’s.

Entrevistados:

Vera Raddatz – Professora de do curso de Comunicação Social da Unijuí e coordenadora do Ciclo de Debates Radiofôncos: 90 anos de Rádio no Brasil – Tendências e perspectivas.

José Claudenor - Assessor da Secretaria Nacional de Relações Político-sociais

 

 


GSC Unijuí