Julho - 2016

30 de Julho de 2016

Pauta do Programa: A doação de sangue é um assunto que tem de ser debatido e esclarecido em alguns pontos, principalmente às questões que envolvem tabus. "Doar sangue engorda ou emagrece?", "Doar sangue afina ou engrossa o sangue?", "Demora dias para o sangue repor?", dúvidas como essas, são comuns entre os pacientes, que muitas vezes, deixam de doar por medo ou receio de que sua saúde possa ser prejudicada. No entanto, a assistente social do HCI, explica que doar sangue é um ato de amor e que a doação de sangue não afeta em nada a saúde do doador. Confira a entrevista e perca seu medo da agulha: (em breve o áudio do programa)

 

Entrevistados: Paula Kuenzel - Asssistente Social do Hemocentro do Hospital de Caridade de Ijuí - HCI 

 

music-icon1

23 de Julho de 2016

Pauta do Programa: Retorna à pauta do GSC Rádio o grupo de pesquisa na qual o Gestão Social e Cidadania está inserido. Desta vez o professor fala sobre sua pesquisa referente às migrações de uma região para outra, somente dentro do estado do Rio Grande do Sul. Ele destaca que, a busca de saber o por que das migrações e os fatores que levam a ocorrência disso, é um de seus objetivos enquanto pesquisador deste assunto.

Entrevistados: Airton Müller - Aluno de Pós-Doutorado Unijuí 

music-icon1

 

16 de Julho de 2016

Pauta do Programa: Nos dias 05, 06 e 07 de julho aconteceu a Consulta Popular 2016-2017. O Corede Norc abrange 11 municípios da região e teve percentual de votação de 10% do total, com 12.680 votos. Os quatro projetos eleitos foram: Qualificação e financiamento da rede de atenção à saúde com 5.422 votos; Apoio à agroindústrias familiares com 3.184 votos; Apoio à cadeia produtiva do leite com 2.727 votos e Ciência e tecnlogia: programa redes de cooperação com 507 votos. Confirma detalhes clicando no ícone abaixo: 

 

Entrevistados: Cleunice da Costa - Secretária Executiva do Corede Noroeste Colonial 

 

music-icon1

 

09 de Julho de 2016

Pauta do Programa: O programa desta semana trata de um assunto muito importante sobre a saúde da mulher. A endometriose é uma doença que acomete milhares de mulheres em todo o mundo, porém, não é muito conhecida. Além do mais, um dos fatores que dificulta o diagnóstico são os sintomas, já que as mulheres julgam ser comuns durante o ciclo menstrual. O assunto foi tema no Seminário Regional da Endometriose que aconteceu no centro de eventos do Hospital de Caridade de Ijuí. Conheça mais sobre a endrometriose e a política pública existente:

 

Entrevistados: Daniela de Menezes da Silveira Lima - Coordenadora da Saúde da Mulher de Ijuí  

Jorge Amaral Oliveira - Médico Ginecologista e mestrando em Atenção

integral à saúde da Unijuí 

 

music-icon1

 

 

02 de Julho de 2016

Pauta do Programa: O jovem está desacreditado com a política? O jovem é o futuro do país enquanto cidadão responsável pela promoção da mudança na política e envolvimento na comunidade em suas diversas esferas sociais. Confira mais informações sobre o jovem nos movimentos estudantis e na política de modo geral, bem como sua inserção nesse meio.

 

Entrevistados: Rafael Zimmermann - Estudante e Presidente do Centro

Acadêmico  do Curso de Direito da UNIJUÍ. 

 

music-icon1

 

GSC Unijuí